Turismo de negócios, pode vir: Centro de Convenções de Natal está renovado
Viajar por lazer é ótimo, mas o ir e vir por motivos profissionais também é. E o chamado turismo de negócios movimenta a economia, leva pessoas a lugares que talvez não conheceriam em seus roteiros anteriores. Várias cidades do Brasil ficam nessa estratégia e Natal e todo o estado renovaram um passo nesse sentido. O Centro de Convenções, que tem uma das mais belas vistas da “Noiva do Sol”, após cinco anos de reformas, está reestruturado e foi inaugurado nesse sábado (15).
A reforma aumentou a área construída do espaço de 14.250 m² para 23.640 m², viabilizando a realização de eventos com até 12 mil participantes – o dobro da capacidade anterior. O projeto faz parte do Programa Avançar, do governo federal.
Executada em parceria com as secretarias estaduais de Infraestrutura e de Turismo, a obra recebeu R$ 30 milhões do Ministério do Turismo e R$ 10 milhões de contrapartida do estado. Segundo o MTur, a estimativa é que a receita obtida com a atração de eventos de grande porte em Natal chegue a R$ 5 milhões por ano, mais que o dobro dos atuais R$ 2 milhões.
Segundo levantamento do Ministério do Turismo divulgado em maio, 15,6% dos turistas internacionais que estiveram no Brasil em 2017 vieram motivados por negócios, eventos ou convenções. Os principais destinos foram: São Paulo (44,4%), Rio de Janeiro (23,6%), Porto Alegre (4,2%), Curitiba (4,1%), e Brasília e Campinas (com 3,3% cada).
No ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, em inglês), o Brasil é o país da América do Sul que mais realiza congressos internacionais, além de ser o único sul-americano no ranking dos 20 principais destinos em número de reuniões organizadas em 2017, ocupando a 16ª posição.