Brasil e Reino Unido juntinhos no ar
Acordos que facilitam nossas viagens chegam como um presente de Natal. Imagine quando vem como facilidade para o ir e vir do Reino Unido, pois as negociações com as instituições brasileiras chegaram a um bom patamar nas negociações do acordo de serviços aéreos que flexibiliza e elimina restrições para o transporte de passageiros e cargas entre os países envolvidos.
Com isso, a chance é de ampliar a oferta de voos internacionais e opções para os passageiros atendidos por companhias aéreas brasileiras e britânicas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Civil Aviation Authority (CAA) assinaram o memorando que tem o formato céus abertos: prevê direitos de tráfegos até a 5ª liberdade do ar:
• Empresas aéreas dos dois países poderão explorar serviços regulares entre os territórios, combinando pontos intermediários ou além em outros países, utilizando o chamado tráfego acessório).
• Capacidade livre (sem limitação dos voos que podem ser oferecidos);
• Abertura total do quadro de rotas (sem restrição de localidades a serem atendidas);
• Regime de liberdade tarifária e amplo compartilhamento de códigos entre empresas aéreas.
As negociações com o Reino Unido deslancharam em junho de 2018, quando uma delegação da ANAC esteve na Europa para acertar detalhes desse e outros dois acordos (Holanda e Luxemburgo).