Que culpa tem o Aeroporto? Número de passageiros cai e taxa de embarque é a menor do Brasil

Publicado em 28 de março de 2019
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É comum as reclamações sobre os preços das passagens aéreas de Natal serem acompanhadas de comentários negativos a respeito do Aeroporto Internacional Aluízio Alves. A distância do novo terminal volta e meia aparece como um complemento à queixa das passagens. Mas afinal, qual é a culpa do Aeroporto com relação a esse problema?

O Agora Eu Voo foi até o seu superintendente, Ibernon Martins Gomes, com alguns questionamentos. Durante a conversa, ficou claro: a decisão sobre os preços das passagens é exclusiva das companhias aéreas. A única variação provocada pelo terminal é a taxa de embarque, mas, pasmem, o Rio Grande do Norte tem a menor do Brasil: R$ 22,21.

Outra informação repassada por Ibernon, porém, entristece. Anunciado como o redentor do turismo do Rio Grande do Norte, o novo terminal não confirmou o seu propósito. Segundo ele, o Aeroporto Augusto Severo recebia 2,6 milhões de passageiros por ano, enquanto o Aluízio Alves, com uma estrutura muito maior, recebe 2,4 milhões. Ou seja: 200 mil passageiros a menos.

Os fatores para a questão são múltiplos. A malha aérea encolheu e, por outro lado, a crise econômica e os preços das passagens para Natal, cresceram. Se um novo voo aparece, o Aeroporto dar o ok de imediato, garante Ibernon. E por que tantos voos durante a madrugada? “São as companhias que escolhem os horários”. Palavras do superintendente.