5 erros clássicos que podem acabar com a viagem antes mesmo de começar

Publicado em 29 de março de 2019
Não repita essas erros na hora da viagem
Deixe um comentário

Há quem goste de roteiros organizados e bem definidos e quem prefira se jogar nos destinos sem maiores planos. Está tudo bem: tem espaço para todo tipo de viajante mundo afora! O problema é quando as burocracias nossas (e dos outros) de cada dia são deixadas de lado e a falta de um documento aqui, um carimbo errado ali podem acabar com a viagem antes mesmo de ela começar. E aí não tem oração para São Cristóvão (o padroeiro dos viajantes) que resolva.

Veja cinco erros clássicos de viajantes e fuja deles:

1 – CNH: Vai para outro país da América do Sul que não precisa de passaporte? Lembre-se de levar a carteira de identidade, o famoso RG. Muitas pessoas deixam de viajar porque levam a carteira de motorista, permitida como documento de identificação para voos domésticos. O problema é que ela é a Carteira Nacional de Habilitação e não é válida para viagens ao exterior.

2 – Visto dos EUA: Você pode até não sair do aeroporto nos Estados Unidos e só estar de passagem rápida para escalas e conexões para outros países, mas precisa ter o visto estadunidense para continuar. É comum que pessoas que estão indo ao Canadá e passam pelos EUA esqueçam que precisam do visto deste país e aí só na próxima tentativa… Não tem jeito!

3 – Carimbo de Israel no passaporte: É triste, a gente sabe, mas quem vai visitar Israel e pretende viajar a países de origem árabe ou muçulmana depois disso (mesmo que tempos depois) não deve ter o carimbo israelita no passaporte. O controle de imigração de Israel passou a emitir um papel separado, que deve ficar junto do passaporte durante a viagem.

4 – Vacinas: Cadê o cartão de vacinação, hein? Vários países exigem determinadas vacinas e comprovação no cartão para que os visitantes possam entrar. Os tipos variam, mas há uma lista no Portal da Anvisa. A vacina contra a Febre Amarela é a mais exigida pelo mundo.

5 – Passaporte vencido: Pode parecer estranho, mas muita gente não nota que o passaporte está vencido até a hora de embarcar. E se o destino for a Europa, Estados Unidos e vários outros países que exigem esse documento para entrada, não tem choro nem vela. Os passaportes brasileiros tinham a validade de cinco anos. Agora o prazo é de 10 anos. Antes de comprar a passagem, verifica o seu, tá? Incluindo as exigências que há por aí, do tipo “passaporte válido por no mínimo seis meses no momento do embarque”.