Pedaço da Alemanha dentro do Brasil
Em um pedaço do Estado de Santa Catarina, Sul brasileiro, costumes alemães são fielmente vividos e guardados. Quem conhece Pomerode descobre um exemplo para o Brasil, apontada como a cidade mais igualitária do país, que preserva tradições culturais e realmente promove a preservação da natureza.
O cenário lembra uma cidade cenográfica e é visto em cada detalhe do município que tem o título de ser “o mais alemão do Brasil”. Os traços do país europeu estão por toda parte: nos nomes das ruas e praças, na arquitetura de casas e restaurantes ou no som que se ouve, pois é mais comum encontrar pessoas falando alemão que português. O idioma é ensinado desde cedo em escolas públicas e privadas e passado de geração em geração. Com a chagada de brasileiros de outras regiões, hoje pouco mais de 80% da população fala alemão, mas o número já foi maior.
No passeio pelo centrinho, há lojas com diversas mercadorias, porém se destacam as que trazem um pouco do capricho local, como as de artesanato e barracas com produtos gastronômicos – e alemães, claro, como o chucrute. Um dos restaurantes de comidas típicas germânicas, o Wunderwald, costuma estar lotado à noite, assim como a cervejaria que tem fábrica em Pomerode, a Schornstein. Outro orgulho local são os chocolates Nugali, que também têm sua produção na cidade.
Além dos mais famosos, cada canto traz suas peculiaridades, como a confeitaria Dona Ella, que tem doces deliciosos e uma senhora que atende às mesas de maneira tão simpática e sorridente que o turista se sente mais que acolhido. Nos finais de semana, há feiras de antiguidades, onde misturam-se visitantes e pomerodenses (que somam cerca de 30 mil habitantes). Quem gosta de museus, pode conhecer o Museu do Marceneiro, o Museu Pomerano e Casa do Escultor. Outra curiosidade são clubes de caça e tiro espalhados pelos bairros.
Em janeiro, a cidade comemora a Festa Pomerana. São dez dias de festa com as tradições locais nas danças e gastronomia típica alemã. Por estar colada em Blumenau, também faz parte da famosa Oktoberfest, quando a população e visitantes comemoram com as tradicionais canecas de chopp, trajes e música típicos. Destaque nacional, o Osterfest é festival de Páscoa que reúne tradições germânicas. Entre as principais atrações está a osterbaum, uma árvore gigante, com 15 metros de altura, feita com galhos secos e 80 mil ovos de plástico coloridos.
Em Pomerode, há pousadas que guardam toda a cultura da Alemanha, como a Mundo Antigo. Porém, é nos bairros e áreas rurais onde a influência alemã está mais viva, até pelo verde impressionante da paisagem. Uma das maneiras mais agradáveis de conhecer a cultura local é fazer um passeio de bicicleta pela Rota do Enxaimel. O caminho de aproximadamente 16 km que fica na área rural do município tem 70 casas em estilo germânico. De acordo com a Prefeitura de Pomerode, essa é a maior concentração de edificações em estilo enxaimel localizada fora da Alemanha.
Várias delas estão tombadas e têm placas que contam a sua história para visitantes. O trecho da rota onde as casas se encontram precisa ser estrada de areia, para preservar o cenário como na origem. Seus moradores muitas vezes recebem os turistas e a contam pessoalmente toda a história. Quem quiser conhecer uma casa com as origens todas conservadas pode dar uma parada na Casa do Imigrante Carl Weege, que ainda guarda os móveis do período da colonização.
Fotos: Renato Soares – MTUR